sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Escola Municipal Antônia da Silva Dourado
Alunos(as)_____________________________________ Série_______
Profª_________________________ Data________________________


Português – II unidade

1- Mude o gênero dos substantivos nas frases abaixo:

a) O compadre do meu genro é anão.
______________________________________________
b) Meu pai e meu padrinho compraram um carneiro e um leitão.
______________________________________________________

2- Marque x nos substantivos que necessitam da palavra macho e fêmea para designar o sexo desses animais.
( ) cobra ( ) pulga ( ) gato ( ) galinha ( ) jacaré ( ) onça

3- Circule as interjeições:
a) Ufa! Que dia cansativo.
b) Atenção! O jogo vai começar.
c) Psiu! A professora está vindo.
d) Alô! Fale mais alto.

5 Que pontuação acompanha as interjeições?
_______________________________________________________

6- Pontue:

O bandido entra numa joalheria e rouba todas as jóias da loja Guarda tudo numa mala e para disfarçar, coloca roupas em cima Sai correndo e encontra um colega que lhe pergunta
E aí, tudo jóia
Que nada Metade é roupa

7- Que pontuação foi usada para indicar que a personagem vai falar?
______________________________________________________
8 - Que pontuação foi usada para indicar a fala da personagem?
______________________________________________________
9- Escreva algumas palavras com x.
______________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Complete com por que, porque e por quê.
a) ________________ você não me esperou?
b) Estou contente_________________ saiu meu aumento.
c) Você está chorando. _________________ ?

Nenhum comentário: